fbpx

With your support we continue to ensure media accuracy

A Vogue Não Pode Glamourizar o Terror

Quando falamos em fotos tendenciosas, geralmente estamos lidando com imagens que carecem de contexto, que cortadas ou enquadradas da forma errada, imagens encenadas, descuidadamente recicladas ou duvidosamente “photoshopadas”. Às vezes, editores tomam más decisões sobre…

Reading time: 4 minutes

Quando falamos em fotos tendenciosas, geralmente estamos lidando com imagens que carecem de contexto, que cortadas ou enquadradas da forma errada, imagens encenadas, descuidadamente recicladas ou duvidosamente “photoshopadas”. Às vezes, editores tomam más decisões sobre como ilustrar uma história.

Nós também já vimos ensaios de fotos confusos resultantes de falhas no computador e até fizemos um estudo de caso sobre uma série de fotos de um confronto de fronteira que levantou questões gritantes sobre quem eram os fotógrafos e como eles conseguiam tirar fotos tão perto e rápido.

O que nos leva à Vogue, uma revista mensal conhecida por suas fotos glamourosas de pessoas bonitas usando roupas bonitas em ambientes bonitos porque seus famosos  fotógrafos sabem criar belas imagens dos assuntos em pauta. A edição da Vogue no Oriente Médio, a Vogue Arabia, publicou uma carta de Ahed Tamimi, que recentemente terminou um período na prisão por ter batido em um soldado israelense. Na frente das câmeras. Pense sobre isso.

Ela tentou provocar uma reação enquanto sua mãe filmava o incidente.

A Vogue Arabia enviou um de seus fotógrafos para fotografar uma foto charmosa da jovem de 17 anos. Ela aparece muito bem para uma garota que acabou de sair da prisão. Eu vou falar sobre como a foto foi feita e seus efeitos.

Ahed Tamimi Vogue Arabia

Como a foto foi feita

Eu não sei os detalhes da sessão de fotos de Tamimi com a fotógrafa Nina Wessel. Não estou criticando Wessel por fazer seu trabalho como fotógrafa profissional. Esses cinco pontos explicam o trabalho real de um fotógrafo de glamour – construir uma fantasia em forma fotográfica.

  1. A foto não é de uma pose casual nem espontânea. Para essa foto, Wessel teria sido acompanhada por um cabeleireiro, um maquiador e provavelmente também um coordenador de roupas.
  2. Enquanto Tamimi não parece estar usando maquiagem, ela está usando um tipo de maquiagem que melhora a aparência com a ilusão de ser completamente natural. É a chamada maquiagem nude e isso explicaria as sardas desaparecidas de Tamimi.
  3. Não é incomum que os fotógrafos de glamour usem o Photoshop para uniformizar o tom de pele no rosto de uma mulher e clarear seus olhos. Tudo isso cria uma qualidade impressionante que torna o rosto especialmente envolvente. De maneira semelhante, você pode ter selfies aprimoradas em seu próprio smartphone antes de compartilhá-las.
  4. A iluminação bonita e uniforme ao ar livre exigia iluminação adicional – lâmpadas e/ou difusores. Não pode haver sombras indesejadas no rosto de Tamimi.
  5. O vento soprando o cabelo de Tamimi sobre o ombro pode ter sido uma brisa natural. Ou um ventilador.

Os fotógrafos tiram literalmente centenas de fotos apenas para obter uma boa foto. Ao lidar com assuntos como Tamimi – que não é uma modelo profissional – os fotógrafos precisam tirar mais fotos para obter o efeito desejado. Podemos imaginar quanto tempo essa sessão de fotos levou e quantas fotos foram descartadas até que a melhor imagem foi selecionada.

O efeito

O resultado final desta sessão de fotos construída é uma adolescente agradável e simpática que parece elegante, mas modesta, séria e apaixonada, com pouco mais de 17 anos e uma certa dor nos olhos.

Há um paralelo entre o que uma revista de glamour faz abertamente e o que a família Tamimi está fazendo de maneira mais insidiosa. Ambas estão construindo uma fantasia irrealista. A diferença é que revistas como a Vogue fazem uso abertamente de um espetáculo carismático porque é isso que os leitores estão procurando. Mas a família Tamimi, em certo sentido, cria sua própria fantasia para enganar o público em busca de vantagem política.

O que você não fica sabendo através dessa foto glamourosa é que Tamimi pediu por facadas e atentados suicidas contra israelenses, e que nem todos os árabes a vêem como um ícone palestino, e que sua recente turnê européia é um verdadeiro terror disfarçado.

É irritante que a Vogue tenha decidido publicar a carta de Tamimi. No final, ela escreve:

As pessoas me perguntam como era a vida na prisão, mas eu gostaria de não falar sobre isso. Eu só quero esquecer.

Não, ela não quer. A prisão é o ponto de partida de Tamimi em sua vida como um ícone: conhecer líderes mundiais, sessões de fotos com o Real Madrid, outdoors em Londres, etc. Ela declarou que quer estudar direito e atuar no ativismo político, então a fama abrirá portas para ela.

Mas nenhum dos fotógrafos da Vogue, maquiadores, estilistas de cabelo e produções de showbiz podem esconder quem Ahed Tamimi realmente é – uma jovem oportunista que quer chamar a atenção e que não está realmente interessada na paz.

 

Red Alert
Send us your tips
By clicking the submit button, I grant permission for changes to and editing of the text, links or other information I have provided. I recognize that I have no copyright claims related to the information I have provided.
Skip to content