fbpx

With your support we continue to ensure media accuracy

Falha da Mídia: Imagens de Vítimas de Ataque Químico Sírio Vinculadas a Ataque Aéreo Israelense

Foram dias agitados para a cobertura da mídia na Síria. Primeiro foi o terrível ataque químico na cidade síria de Douma supostamente realizado pelas forças do presidente Bashar al-Assad, seguido de lamentos dos membros civilizados…

Reading time: 3 minutes

Foram dias agitados para a cobertura da mídia na Síria. Primeiro foi o terrível ataque químico na cidade síria de Douma supostamente realizado pelas forças do presidente Bashar al-Assad, seguido de lamentos dos membros civilizados da comunidade internacional.

Então, em um evento não relacionado, Israel foi tido como estando por trás de um ataque aéreo a uma base aérea militar síria que matou 14 pessoas, incluindo vários assessores militares iranianos.

O ataque químico sírio e o suposto ataque aéreo israelense tornaram-se parte da mesma história para a maior parte da mídia. Muitas das manchetes veicularam o incidente mais recente – o ataque aéreo. No entanto, na ausência de imagens da cena, alguns meios de comunicação optaram por usar as imagens altamente emotivas resultantes do ataque químico sírio.

Este foi o resultado do relato da UOL:

Imagens do tipo com suas manchetes não-relacionadas espalharam-se rapidamente, deixando os leitores casuais sob a falsa impressão de que Israel foi responsável por matar ou ferir crianças sírias.

Mas a UOL não foi, de maneira alguma, a única infratora. O mesmo ocorreu…

Na Folha de São Paulo:

A inclusão de um subtítulo que fala sobre o ataque químico não desculpa a confusão.

Na Exame online:

Aqui, a legenda deixa o leitor totalmente confuso a que ocasião a foto está relacionada.

E no Jornal do Comércio, que na falta de maiores informações em sua manchete, vincula totalmente a terrível imagem do ataque químico ao ataque aéreo.

Esta história demonstrou o quão difundido pode ser o dano quando a mídia simplesmente não se preocupa com sua responsabilidade jornalística de passar informações claras e precisas para o leitor, e usa uma foto de uma ocasião para ilustrar um segundo assunto, com legendas confusas e incompletas.

O mesmo dano ocorreu mundialmente. Confira as histórias. Não admira que recebemos reclamações de todo o mundo.

 

Red Alert
Send us your tips
By clicking the submit button, I grant permission for changes to and editing of the text, links or other information I have provided. I recognize that I have no copyright claims related to the information I have provided.
Skip to content