fbpx

With your support we continue to ensure media accuracy

Caricaturas Antissemitas vs Ajuda Humanitária Israelense

O aspecto humanitário é e parece sempre ter sido irrelevante para os fanáticos de todos os bordos. Ocorrida a terrível catástrofe em Brumadinho, Israel ofereceu imediatamente deslocar para o Brasil sua Unidade Nacional de Resgate,…

Reading time: 2 minutes

O aspecto humanitário é e parece sempre ter sido irrelevante para os fanáticos de todos os bordos.

Ocorrida a terrível catástrofe em Brumadinho, Israel ofereceu imediatamente deslocar para o Brasil sua Unidade Nacional de Resgate, uma unidade especializada das Forças de Defesa de Israel criada em 1984, inicialmente para resgatar vítimas de ataques terroristas em Israel,  mas que, em um gesto nobre, estende sua mão igualmente para outros países confrontados com catástrofes.

A unidade que chegou no último domingo (27/01)  ao Brasil é composta por 136 membros (sem contar os extraordinários cães farejadores), dentre os quais diversos reservistas do Exército:  médicos, engenheiros,  bombeiros, socorristas, mergulhadores…

A mídia brasileira, no geral, fez uma cobertura correta e positiva da vinda do grupo, mostrando inclusive a foto da delegação tirada em frente ao avião da El Al antes da decolagem para o Brasil:

Ainda assim, diversos veículos referiram-se a homens, soldados na ativa vindos de Jerusalém, quando na verdade são homens e mulheres, em  grande maioria reservistas, vindos de todas as cidades de Israel e não tão somente de Jerusalém.

No entanto, veículos mais alternativos, na autoria de blogueiros e cartunistas, tentaram retratar a vinda da excepcional equipe de resgate de Israel para Minas como um “mico” e uma ofensa às forças armadas brasileiras. E isso ganhou voz também nas redes sociais.

Charges nitidamente antissemitas retrataram os soldados da equipe como militares sanguinários e/ou colonizadores…

Um cartunista brasileiro, conhecido por seus desenhos sistematicamente antissemitas,  com charges em diversas línguas, chegou ao cúmulo de desqualificar a imprensa quando esta lamentou o desrespeito em relação às vítimas e à ajuda oferecida por Israel.

Uma reação fanática e preconceituosa a uma ajuda estritamente humanitária  acordada entre dois Estados democráticos de direito.

É, em suma, a eterna ideologia anti-Israel que mais uma vez entrou em ação, desta vez para desenhar ou escrever em voz alta que “cavalo dado” deve se olhar os dentes sim, mas somente quando se trata de judeus e/ou israelenses, porque ali, pouco importa se vieram para ajudar a resgatar os corpos das vítimas desaparecidas em Brumadinho.

Vai explicar isto aos familiares das vítimas!?

Foto Principal : Reprodução/Twitter/Forças de Defesa de Israel.

Red Alert
Send us your tips
By clicking the submit button, I grant permission for changes to and editing of the text, links or other information I have provided. I recognize that I have no copyright claims related to the information I have provided.
Skip to content