fbpx

With your support we continue to ensure media accuracy

Hospital Israelense, Vítimas Sírias: Viagem de Campo do HR, Outubro de 2017

Muitos de nós sabemos que os hospitais israelenses estão tratando vítimas da guerra civil síria. Mas quantas pessoas chegam a conhecê-las pessoalmente? No domingo, dia 15 de outubro, o HonestReporting levou um grupo de 40…

Reading time: 3 minutes

Muitos de nós sabemos que os hospitais israelenses estão tratando vítimas da guerra civil síria. Mas quantas pessoas chegam a conhecê-las pessoalmente?

No domingo, dia 15 de outubro, o HonestReporting levou um grupo de 40 apoiadores a uma surpreendente viagem de campo para o hospital Ziv, no norte de Israel.

Foi esclarecedor e emocionante conversar diretamente (através de tradutores árabes) com pacientes sírios, bem como com os médicos e trabalhadores sociais de língua árabe que ajudam a prestar cuidados. Este é um privilégio altamente incomum: devido a preocupações de segurança, os visitantes quase nunca recebem permissão para conhecer diretamente os pacientes sírios, e muito menos para falar com eles.

Após gerações de inimizades e incitamentos pelo seu governo, muitos sírios estão agora desenvolvendo uma nova compreensão de Israel: vendo o país como uma sociedade aberta, um vizinho e até mesmo um potencial amigo. Os pacientes sírios (assim como os participantes do HonestReporting) viram médicos judeus e árabes trabalhando lado a lado para ajudar seres humanos em necessidade.

Espero poder voltar e vê-lo novamente em um momento de paz. – Paciente síria do hospital Ziv

Nós não podemos compartilhar o nome ou a foto dessa paciente porque, infelizmente, quando ela retornar à Síria, ela correrá perigo por ter estado em Israel e pelo “crime” de ter se envolvido com israelenses de forma humana. É por isso que conhecer pacientes sírios pessoalmente foi tão especial, raro e histórico.

Mas o hospital foi apenas o início da nossa experiência no norte.

Guia turístico, Ihab Zaidan.

Nosso guia turístico druso-israelense (e perito cultural em drusos), Ihab Zaidan, nos levou a uma exploração única da história drusa em Israel: um exemplo especial de coexistência judaica e árabe, e profunda lealdade ao Estado. O povo druso foi profundamente afetado pela guerra civil síria: sua história é também a história de Israel e de seus vizinhos.

Nós ainda experimentamos um momento especial não planejado: em nossa visita a um memorial para soldados drusos do Exército de Israel (IDF) que perderam a vida em guerras/ataques, encontramos um grupo de alunos drusos do ensino médio que estavam fazendo exercícios de treinamento preparatórios para seu alistamento na IDF. Eles eram adolescentes que ainda não começaram seu serviço militar, mas já estavam tão ansiosos para servir seu país que começaram a treinar em seus tempos livres. Era uma expressão de tremendo compromisso com Israel, acima do que normalmente é esperado ou exigido de qualquer cidadão israelense. Muitos dos principais soldados de combate de Israel fizeram esse tipo de treinamento inicial, mas turistas raramente têm a oportunidade de ver isso em primeira mão.

Finalmente, demos aos nossos participantes uma visão “por detrás dos bastidores” de como o HonestReporting analisa o viés na mídia, se envolve com jornalistas, obtêm correções e impacta a cobertura contínua de Israel.

Tudo com a ajuda de apoiadores do HR.

Soa imperdível? Junte-se a nós em Israel na nossa próxima viagem de campo, ou na próxima missão do HR: de 16 a 23 de abril de 2018, em homenagem ao 70º aniversário de Israel.

 

(Nota: para sua própria proteção, não incluímos fotos de pacientes sírios, como explicado acima).

Red Alert
Send us your tips
By clicking the submit button, I grant permission for changes to and editing of the text, links or other information I have provided. I recognize that I have no copyright claims related to the information I have provided.
Skip to content